Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA - Economia brasileira sofre queda de 0,1% no terceiro trimestre e entra em recessão técnica

 

Economia brasileira sofre queda de 0,1% no terceiro trimestre e entra em recessão técnica

2021-12-03 10:52:35丨portuguese.xinhuanet.com

Rio de Janeiro, 2 dez (Xinhua) -- A economia brasileira caiu 0,1% no terceiro trimestre em comparação com os três meses anteriores e entrou em recessão técnica ao encadear dois trimestres consecutivos no negativo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Em comparação com o terceiro trimestre de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4%.

O IBGE também revisou o resultado do segundo trimestre, que passou de -0,1% para -0,4%, e o do primeiro trimestre, que avançou de 1,2% para 1,3%.

A última recessão no país foi em 2020, quando o PIB caiu 2,3% no primeiro trimestre e 8,9% no segundo, fortemente afetado pela pandemia.

Segundo o IBGE, o PIB está no patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pre-pandemia, e 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Os três grandes setores que compõem o PIB brasileiro registraram resultados distintos: a agropecuária encolheu 8% em comparação com o segundo trimestre, a indústria registrou um crescimento nulo e o setor de serviços avançou 1,1%.

A queda na agropecuária foi consequência do final da safra de soja, o que também teve um impacto nas exportações e foi o pior resultado para o setor desde o primeiro trimestre de 2012, quando caiu 19,6%.

O consumo das famílias, um dos principais motores da economia do país, cresceu 0,9%, enquanto o consumo do governo aumentou em 0,8%.

Por outro lado, os investimentos recuaram 0,1% no terceiro trimestre, assim como as importações (-8,3%) e as exportações (-9,8%). O comércio também caiu (-0,4%), e as indústria de transformação (-1%) e a extrativa (-0,4%) também apresentaram números negativos.

O resultado do terceiro trimestre, coloca o Brasil em uma recessão técnica, ao registrar dois trimestre seguidos no negativo e chega em um momento no qual todas as projeções econômicas para este ano e para 2022 estão sendo reduzidas devido ao aumento da inflação, que deve ter um impacto no consumo e à incerteza política provocada pelas eleições presidenciais do ano que vem.

De acordo com as projeções do mercado financeiro, o PIB brasileiro crescerá 4,7% este ano e 0,58% em 2022. O IBGE revisou o resultado do PIB de 2020, que passou de uma queda de 4,1% para uma de 3,9%. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »