Pular para o conteúdo principal

Almirantado: Hype sobre a exportação de inflação da China? Europa e Estados Unidos estão claramente adicionando lenha à fogueira

 

Almirantado: Hype sobre a exportação de inflação da China? Europa e Estados Unidos estão claramente adicionando lenha à fogueira 

Metade de 2021 está prestes a passar em duas semanas. No segundo trimestre que está prestes a passar, o impacto da nova epidemia da coroa sobre a economia real mundial ainda é grave, mas o mercado financeiro não tem prestado tanta atenção ao número da epidemia. A inflação substituiu a epidemia e se tornou temporariamente o maior assunto quente no mercado financeiro recentemente.

O índice de preços ao consumidor dos EUA em maio aumentou 5% em relação ao ano passado, atingindo o ponto mais alto desde agosto de 2008. O Índice de Preços ao Produtor dos EUA em maio aumentou 6,6% com relação ao ano anterior, que também foi o ponto mais alto dos últimos 11 anos. Embora a taxa de crescimento homóloga do índice de preços ao consumidor doméstico em maio tenha sido de apenas 1,3%, a taxa de crescimento homóloga do índice de preços ao produtor do lado do fabricante atingiu 9%, que também atingiu o ponto mais alto desde Setembro de 2008. É precisamente por causa dessa coincidência de tendências de dados que muitos meios de comunicação estrangeiros começaram a exagerar a visão de que a China está exportando inflação para o Ocidente.

Esse tipo de campanha publicitária é, obviamente, uma reversão de causa e efeito. A China é um importante país manufatureiro que depende da importação de recursos. Em maio deste ano, o valor total das importações da China aumentou 51,1% ano-a-ano, quase tudo devido ao aumento dos preços das matérias-primas. também promoveu o atual aumento do índice de preços ao produtor. A principal razão para o aumento dos preços das matérias-primas é a disparada dos preços das commodities causada pelo lançamento das moedas dos Estados Unidos e da Europa, o que já foi discutido várias vezes em artigos anteriores.

Analisamos anteriormente que, diante da inflação importada provocada pelos Estados Unidos e pela persistente liberação de água da Europa, o país deve tentar evitar o aperto da política monetária em larga escala. Recentemente, o país começou a realizar repressões precisas sobre a especulação especulativa de commodities, vendendo reservas estratégicas de metais não ferrosos para atrasar o ímpeto dos aumentos de preços, o que fez com que especuladores de futuros no mercado internacional aproveitassem a oportunidade para começar a vender em larga escala e Por exemplo, o preço do cobre mudou de A alta do mercado em maio caiu 10%, e os preços do milho e da soja para o período de grãos também caíram mais de 10%.

As mudanças nos preços dessas commodities afetam todos os países e mercados do mundo. Portanto, a China não apenas não exportou inflação, mas, ao conter a alta dos preços das commodities, deu sua própria contribuição para ajudar outros países a conter a inflação.

Além disso, uma vez que a parte principal da economia atual dos EUA não é mais a indústria manufatureira, mas a indústria de serviços, a relação de preços ao consumidor da indústria de serviços no índice de preços ao consumidor dos EUA foi responsável por 65%, cobrindo principalmente os setores de habitação, transporte, médicos e indústrias de educação. As exportações da China são principalmente produtos industriais semiacabados e produtos acabados, e mais têm um pequeno impacto nas indústrias de manufatura e varejo dos EUA e pouco impacto nas variações de preços da indústria de serviços. Portanto, o índice de preços ao produtor chinês e os EUA índice de preços ao consumidor Não existe uma relação causal forte entre eles.

Diante da continuação da inflação alta, os mercados europeu e americano ainda insistem que a inflação é apenas um fenômeno temporário. Atualmente, exceto para algumas pessoas, a visão dominante no mercado financeiro dos EUA é que a inflação nos EUA atingirá seu pico entre agosto e no final deste ano, o mais tardar. Ela recuará no início do próximo ano. Portanto, depois que a inflação atingiu uma nova máxima, o mercado de ações dos EUA não apenas não se preocupou, mas continuou a triunfar e a correr para níveis recordes.

Os formuladores de políticas na Europa e nos Estados Unidos atualmente têm a mesma atitude. O Banco Central Europeu aprendeu a lição com o aumento acelerado das taxas de juros em 2011, que levou ao agravamento da crise da dívida europeia. Na reunião de política monetária recém-concluída, o Banco Central Europeu afirmou que em vez de adotar uma política de aperto de controle inflação, decidiu aumentar as compras no segundo semestre deste ano O fortalecimento da dívida nacional europeia continua a fazer flexibilização monetária, e a União Europeia também começou a emitir quase 1 trilhão de euros em títulos do governo para arrecadar fundos para apoiar políticas de estímulo fiscal .

Considerando que Alemanha e França, duas grandes potências europeias, realizarão eleições gerais neste ano e no próximo, o atual presidente do Banco Central Europeu, Lagarde, também é um veterano político francês. Há boas chances de que o aperto monetário não seja considerado antes do final de a eleição francesa em 2022.

Na reunião de juros recém-concluída do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos aumentou suas expectativas para a inflação futura, ao mesmo tempo que insistia na continuação do relaxamento monetário. Ele apenas antecipou o possível momento de aumentos futuros das taxas de juros do final de 2023 ao final de 2023. Em comparação com os resultados da última reunião de juros, a atitude do Fed em relação à política monetária mudou ligeiramente.

Por que o Fed começou a dar sinais de falcões monetários quando a atitude do Banco Central Europeu se tornou mais pacífica? A razão é simples: no momento, não apenas a economia real não pode mais acomodar a água liberada pelo Federal Reserve, mas até a economia virtual começou a falhar. 


Créditos Guanxa

Tradução Google


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »