Pular para o conteúdo principal

Economia brasileira entra em recessão no primeiro trimestre de 2020, afirma FGV

Economia brasileira entra em recessão no primeiro trimestre de 2020, afirma FGV


Rio de Janeiro, 29 jun (Xinhua) -- A economia brasileira, a maior da América Latina, entrou em recessão no primeiro trimestre de 2020, pondo fim a um ciclo de crescimento fraco de três anos entre 2017 e 2019, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Formado por oito economistas de diversas instituições, o Codace identificou um pico na economia brasileira no quarto trimestre de 2019, após o qual, o país entrou em recessão.

"O pico representa o final de uma expansão econômica que durou 12 trimestres, entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019, e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020", afirma o relatório.

Segundo o Codace, a expectativa é que a recessão atual seja curta, mas com uma intensidade recorde, considerando os dados dos últimos 40 anos.

A decisão do comitê foi unânime e levou em conta vários dados econômicos já divulgados este ano, como a contração de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano em comparação com os três meses anteriores.

Também foram levados em consideração todos os dados que indicam que, no segundo trimestre, a economia brasileira pode chegar a sofrer uma queda de 10% devido às medidas de isolamento social decretadas para enfrentar a pandemia da COVID-19.

Para o Codace, a economia brasileira já não estava bem no início de 2020 e a situação piorou com a COVID-19, que obrigou o fechamento da maioria das atividades econômicas no país e, também, fez com que a confiança dos empresários e dos consumidores atingisse em abril o seu menor nível histórico

Segundo o mercado financeiro, a economia brasileira deve contrair 6,54% este ano, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda do PIB de 9,1% que, caso se confirme, seria o pior resultado para o país em 120 anos.

O Codace foi criado em 2004 pela FGV para determinar uma cronologia de referência para os ciclos econômicos brasileiros. 



Créditos Xinhua, publicado originalmente em - portuguese.xinhuanet.com/2020-06/30/c_139178300.htm 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »