Pular para o conteúdo principal

Banco Central reduz taxa SELIC em 0,5 pontos percentuais

BC do Brasil reduz taxa 


Brasília, 18 mar (Xinhua) -- Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros Selic de 4,25 para 3,75% com um corte de 0,5 ponto percentual.
A decisão era uma das mais esperadas nos últimos dias devido aos impactos econômicos da pandemia do coronavírus, às turbulências dos mercados e a desvalorização do real frente ao dólar nas últimas semanas.
Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, a maioria dos agentes econômicos esperava uma redução da taxa de juros básica para 4% e um corte adicional para 3,75% antes do final de 2020, mas a decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos e dos principais bancos centrais do mundo de reduzir tipos de juros nos últimos dias abriu espaço para uma queda maior que a esperada no Brasil.
Nos Estados Unidos, os tipos de juros básicos foram zerados na noite do domingo com a finalidade de baratear o crédito ante a ameaça de uma recessão econômica mundial.
Com a decisão desta quarta-feira, a Selic chegou a seu nível mais baixo desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.
A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4% em 2020; 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Os economistas estimam uma inflação de 3,10% este ano e de 3,65% para 2021.
A Selic, que serve de referência para outras taxas de juros da economia, é a taxa média que se cobra nas negociações com valores emitidos pelo Tesouro Nacional, registrados diariamente no Sistema Especial de Liquidação e Custodia (Selic).
A ata com os argumentos dos integrantes do Copom para chegar a decisão desta quarta-feira será divulgada na próxima semana.
Créditos XINHUA, publicado originalmente em http://portuguese.xinhuanet.com/2020-03/19/c_138894774.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »