Pular para o conteúdo principal

Em visita ao Brasil, Arábia Saudita anuncia 25 acordos bilaterais para investimento - créditos CNN

Créditos CNN

Em visita ao Brasil, Arábia Saudita anuncia 25 acordos bilaterais para investimento

Comitiva saudita é composta por mais de 100 empresários e autoridades — entre eles, o ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih 

Ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih
Ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al FalihDivulgação

Danilo Moliternoda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, recebeu comitiva da Arábia Saudita em evento na Fiesp nesta segunda-feira (31).

A comitiva saudita é composta por mais de 100 empresários e autoridades — entre eles, o ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih.

No evento, empresas brasileiras e os sauditas assinaram 25 acordos para comércio bilateral e investimentos. Khalid Al Falih se mostrou otimista em relação ao avanço da parceira entre os países.

“O Brasil e a Arábia Saudita, dois membros orgulhosos do G20 e produtores de energia, estão bem posicionados para serem parceiros estratégicos, sendo nós líderes econômicos de nossas respectivas regiões”, disse o saudita.

“Com nossos interesses estratégicos alinhados e os setores privados fortes, poderíamos nos tornar um dos cinco principais investidores na economia um do outro. Acredito que isso será possível”, completou.

Alckmin ressaltou a “complementariedade econômica” entre Brasil e Arábia Saudita para a segurança alimentar. Ele destacou, por exemplo, a parceria entre os países na área de fertilizantes.

Entre o “pacote” de acordos anunciados estão memorandos nas áreas de agronegócio e minérios, por exemplo.

Também esteve presente no evento o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ele destacou as “transformações” pelas quais o país passou nos últimos anos que, na sua visão, melhoraram o ambiente para investimentos.

Tarcísio mencionou reformas e marcos implementados durante a gestão de Jair Bolsonaro — da qual foi ministro da Infraestrutura —, mas deu destaque à recente aprovação na Câmara da reforma tributária.

Relações comerciais

Segundo informações do Mdic, parte da visita da comitiva será coordenada pela Sete Partners e prevê encontros com bancos, investidores e com empresas brasileiras de diversos setores.

A Arábia Saudita e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas desde 1973 e as mantém desde então. O Brasil tem a Arábia Saudita como principal parceiro comercial do no Oriente Médio.

Além do petróleo, a agricultura e a pecuária do Brasil são parte relevante deste tráfego. Se destacam produtos como soja, milho, açúcar, carne bovina e aves.

Apesar da boa relação diplomática e comercial de longo prazo, a avaliação é de que existem oportunidades de negócios entre os dois países que podem ser intensificadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chairman do BTG, André Esteves afirma que a economia brasileira deverá superar expectativas em 2024

Créditos Brasil 247 André Esteves: economia brasileira deverá superar expectativas em 2024 Chairman do BTG elogiou o desempenho econômico do país em diversas áreas Leia mais »

Lula diz que BRICS tem o direito de buscar alternativas ao dólar para comércio internacional

Lula diz que BRICS tem o direito de buscar alternativas ao dólar para comércio internacional   Créditos Xinhua

LFS Economia - Grupo de trabalho com representantes do setor financeiro irá buscar caminhos para reduzir os juros no Brasil - créditos Brasil 247

LFS Economia -  Grupo de trabalho com representantes do setor financeiro irá buscar caminhos para reduzir os juros no Brasil -  Créditos Brasil 247 Receba notícias no nosso grupo LFS Economia no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/ItAvhad5BXZCg3VbD1hDt3   Grupo de trabalho com representantes do setor financeiro irá buscar caminhos para reduzir os juros no Brasil Integrantes da Febraban se reuniram com o presidente Lula e elogiaram os indicadores macroeconômicos Leia mais »