Pular para o conteúdo principal

LFS ECONOMIA: Mulheres que estão prestes a se aposentar devem ficar atentas a estas regras vigentes em 2023

LFS ECONOMIA

Mulheres que estão prestes a se aposentar devem ficar atentas a estas regras vigentes em 2023.

Para se aposentar, é necessário cumprir diversos requisitos. Se atualize sobre as regras para a aposentadoria das mulheres em 2023.



A aposentadoria é um benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos seus contribuintes. Mais que um benefício, esse é um sonho para diversos brasileiros.

Se você é mulher e está próxima desse momento tão esperado, saiba quais são as regras em vigor no ano de 2023 para que você finalmente possa receber o merecido descanso remunerado.


Regras da aposentadoria em 2023

Desde a Reforma da Previdência em 2019, além das novas regras para se aposentar, os trabalhadores também vêm lidando com diversas regras de transição. Elas são dedicadas àqueles que estavam próximos da aposentadoria, mas que por causa da mudança voltaram a ficar distantes desse sonho.

Nesta matéria, iremos mostrar as diversas formas como as mulheres poderão vir a solicitar o benefício da aposentadoria em 2023.

Aposentadoria por idade

Um desses meios é a aposentadoria por idade. Para que as mulheres se aposentem levando em consideração sua idade, é necessário ter no mínimo 62 anos, seguindo as novas regras.

Por outro lado, se seguirmos a idade mínima progressiva, mulheres podem se aposentar com 58 anos. No ano passado, a idade era de 57 anos e meio. A mudança acontece pois essa idade vai progredir até 2031, quando chegará na idade mínima atual, ou seja, 62 anos.

Regra do pedágio

Também existem os pedágios de 50% e 100% para se aposentar. Essa é uma regra de transição que se aplica para os trabalhadores aos quais faltavam apenas dois anos para alcançar o tempo de contribuição.

Atualmente, o tempo de contribuição é de 30 anos. Logo, mulheres que contribuíram por 28 anos até a data da reforma possuem o direito de se aposentar utilizando o pedágio.

No pedágio de 50%, a trabalhadora deverá trabalhar metade do tempo restante para se aposentar, ou seja, contribuir por mais um ano. Já o pedágio de 100% se refere a mulheres que possuem no mínimo 57 anos, e essas deverão cumprir todo o tempo faltante para se aposentar, ou seja, os dois anos que faltam para completar os 30 de contribuição.

Regra da pontuação

Por fim, também é possível se aposentar seguindo a regra de pontuação. Esta leva em consideração o tempo de contribuição e a idade para criar uma pontuação. Para se aposentar, a mulher deverá somar 90 pontos.

Dessa maneira, é obrigatório que as mulheres contribuam por pelo menos 30 anos para utilizar essa regra. Consequentemente, a idade mínima deverá ser de 60 anos. Somando os 60 anos de idade mais 30 anos de contribuição, obtém-se os 90 pontos necessários para se aposentar em 2023.

É importante ressaltar que será acrescido um ponto a cada ano, até que em 2031 sejam atingidos os 100 pontos necessários para se aposentar.

Esses são os meios que as mulheres trabalhadoras possuem para se aposentar em 2023. 


Créditos Capitalist


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula diz que BRICS tem o direito de buscar alternativas ao dólar para comércio internacional

Lula diz que BRICS tem o direito de buscar alternativas ao dólar para comércio internacional   Créditos Xinhua

LFS Assuntos Rurais - Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 - créditos Globo Rural

    LFS Assuntos Rurais - Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024. Performance dos CRAs manteve a evolução acima da média do mercado. Créditos Por Victoria Netto/Globo Rural, leia mais: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2025/02/lfs-assuntos-rurais-fiagros-crescem-315.html • Receba as principais notícias sobre o Agro no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------------

Omissão de Campos Neto com dólar aumentou inflação e preparou terreno para subir os juros

Omissão de Campos Neto com dólar aumentou inflação e preparou terreno para subir os juros Dólar alto sob atuação inerte de Campos Neto impulsionou inflação da indústria e encareceu alimentos em 2024, prejudicando a população, diz Aquiles Lins Leia mais »   Créditos Brasil 247