Banco Central do Brasil eleva taxa básica de juros de 6,25% para 7,75% ao ano
Brasília, 27 out (Xinhua) -- O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro decidiu por unanimidade na noite desta quarta-feira uma elevação da taxa básica de juros Selic de 6,25% para 7,75% ao ano, na sexta alta consecutiva dos juros, que alcança seu maior patamar desde setembro de 2017, quando estava em 8,5%.
A medida já era esperada por analistas do mercado financeiro, consultados pela pesquisa Focus, divulgada na segunda-feira pelo Banco Central, que projetaram uma Selic de 8,96% até o fim deste ano.
Este é o maior aumento em uma única reunião desde dezembro de 2002, quando o comitê elevou a Selic em três pontos percentuais. Na decisão, o Copom cita indicadores da economia brasileira que mostram evolução "abaixo da esperada" e a inflação para o consumidor.
O IPCA, a inflação oficial no país, acumula 10,25% em 12 meses, até setembro. A projeção para este ano excede largamente a meta oficial de 2021, que é de 3,75% com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, ou seja, com um teto de 5,25%.
No comunicado sobre a nova taxa Selic, o comitê informou ainda que prevê um ajuste igual na próxima reunião, que acontecerá em 8 de dezembro. Caso isso se concretize, os juros irão a 9,25%, mesmo nível de julho de 2017.
Créditos Xinhua
Comentários
Postar um comentário