Pular para o conteúdo principal

Repercutimos o Radar Fecomércio MG | Notícias de 7 a 21 de junho

 



Olá ,

A Fecomércio MG promoveu, na última semana, novas ações para prorrogar o prazo de benefícios fiscais para o comércio. Neste boletim, você também confere os principais pontos da lei das startups, aprende mais sobre regimes especiais de tributação e entende os impactos do endividamento em BH e do aumento da taxa Selic na economia brasileira.

Uma boa leitura e até a próxima!

||| O que interessa saber        

Benefícios tributários. A CNC solicitou o apoio da Fecomércio MG para apresentar ao secretário adjunto de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Lourenço, uma visão técnica sobre o PLP 5/2021. A proposição, em tramitação na Câmara, visa postergar os prazos das isenções, incentivos e benefícios fiscais para o comércio em todo o país.


Futuro pós-pandemia. O diretor da Fecomércio MG, Glenn Andrade, participou na sexta-feira (18/06) do “Fórum de Minas”. O evento debateu ações para a retomada da economia mineira pós-crise. Andrade destacou o papel da Federação na pandemia, a necessidade de acelerar a vacinação e de se construir uma Reforma Tributária voltada a MPEs.


Juros mais altos. O Copom do Banco Central voltou a elevar a taxa Selic pouco mais de dois meses após reajustá-la para 3,5%. A alta de 0,75 ponto percentual (p.p.) fez a taxa básica de juros atingir 4,25%, a terceira alta seguida no ano. Entenda, em nosso site, os impactos dessa medida para empresários, consumidores e governo.


Lei das startups. Estimular empresas inovadoras com rápido crescimento, cujo modelo de negócio possa ser replicado. Com esse objetivo, o presidente de República sancionou a Lei Complementar (LC) nº 182/2021, o marco legal das startups no país. Em nosso site, você confere como a medida pode impulsionar o segmento de inovação no Brasil.

||| Programe-se

Desde sábado (19/06). O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu, na última semana, manter a onda vermelha em 12 das 14 macrorregiões de saúde mineiras. Entre as regiões classificadas nesta fase, cinco apresentam dados mais preocupantes. Confira a tabela completa em nosso site.

||| Dê um play

Regimes especiaisA TV Fecomércio MG recebeu alguns palestrantes do 5º Seminário de Direito Tributário. Em mais um vídeo desta série, o superintendente de Tributação da SEF/MG, Marcelo Hipólito, debateu formas de se combater a concorrência desleal no estado. Clique e assista!

||| Destaque na mídia 

Aperto no bolso. Pelo 5º mês seguido, o  endividamento das famílias cresceu em BH, atingindo 74,4% em maio, alta de 3,0 pontos em relação a abril (71,4%). Já a quantidade de famílias inadimplentes alcançou 33,5%, expansão de 1,0 ponto. Confira os detalhes no jornal Hoje em Dia.

||| Ficha técnica

Jornalista responsável: Renata Teodoro (MG 06.168)

Produção: Alane Castelo (vídeo), Gisiane Alves (textos), Lucas Alvarenga (textos e revisão)

Imagens: iStock

Enviado por Fecomércio 


Créditos Fecomercio MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »