Destaques da economia chinesa durante feriado da Festa da Primavera
Beijing, 18 fev (Xinhua) -- A economia da China continuou a ganhar força durante o período da Festa da Primavera, embora milhões de pessoas tenham ficado por onde estavam para o feriado de uma semana, a partir de 11 de fevereiro, que geralmente tem migração em massa em todo o país.
A seguir, os destaques dos dados que revelam a vitalidade econômica da China durante o feriado:
-- Os gastos dos consumidores durante a "semana de ouro" da Festa da Primavera aumentaram visivelmente, com as vendas totais das empresas de varejo e bufê subindo 28,7% ano a ano, para 821 bilhões de yuans (US$ 127 bilhões), de acordo com as mais recentes estatísticas do Ministério do Comércio.
As vendas online na China ultrapassaram 122 bilhões de yuans durante o feriado, com as de bufê subindo 135% em comparação com a Festa da Primavera do ano passado, à medida que mais chineses permaneceram em casa, descartaram viagens e pediram refeições prontas para comer através das plataformas de e-commerce ou entrega de comida online.
De 11 a 16 de fevereiro, os pagamentos online através da rede China UnionPay, o maior processador de pagamentos de cartões bancários do país, atingiram um recorde de 1,18 trilhão de yuans, um aumento anual de 3,9%.
-- O setor de correios chinês entregou 660 milhões de pacotes durante o feriado da Festa da Primavera, um aumento de 260% em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram os dados da Administração Estatal de Correios.
O volume de coleta foi próximo de três vezes o do mesmo período do ano passado, enquanto o volume de entrega foi de três a quatro vezes maior.
O país incentivou as pessoas a ficarem onde estão durante o feriado para reduzir o risco de infecções durante a alta temporada de viagens. Incapazes de participar de reuniões familiares, festas e reuniões de feriado, muitos optaram por enviar presentes ou fazer compras online para suas famílias e amigos em todo o país, elevando a demanda logística.
-- A bilheteria da Festa da Primavera durante o feriado de uma semana atingiu 7,82 bilhões de yuans, batendo o recorde de 5,9 bilhões de yuans de 2019 e estabelecendo muitos recordes mundiais, como a maior bilheteria diária e a maior bilheteria de fim de semana em um único mercado.
O surto da COVID-19 forçou o cancelamento ou adiamento sem precedentes de lançamentos de filmes durante a mesma temporada de filmes no início de 2020, e o cinema se tornou um passatempo cada vez mais proeminente para os chineses durante este feriado.
-- Foram feitas 77,24 milhões de viagens de passageiros nos primeiros seis dias do feriado da Festa da Primavera, mostraram os dados do mecanismo de prevenção e controle conjunto do Conselho de Estado contra a COVID-19.
O país registrou 17,47 milhões de viagens ferroviárias, 54,82 milhões de viagens rodoviárias e 2,42 milhões de viagens por transporte hidroviário, enquanto o setor de aviação civil teve 2,53 milhões de viagens de passageiros no período.
-- De 12 a 15 de fevereiro, embora o número de viajantes tenha aumentado 162% ano a ano, a quilometragem de navegação per capita diminuiu 30%, indicando que mais pessoas optaram por viagens de curta distância, de acordo com o Gaode Map.
O feriado testemunhou crescimento nas "férias de hotéis" envolvendo fontes termais, parques e festas familiares e românticas, enquanto as encomendas locais de reserva de ingressos aumentaram mais de 300% em comparação com a Festa da Primavera de 2019, mostraram os dados da agência de viagens online, Trip.com Group.
O consumo de acomodações nos subúrbios de Beijing, como Yanqing, Miyun e Huairou triplicou ano a ano, enquanto que nos subúrbios de Shanghai, como Chongming, Qingpu e Jiading, quase dobrou, mostraram os dados da indústria.
-- Durante o feriado, as lojas duty-free offshore em Hainan receberam mais de 200 mil clientes e registraram vendas de 1,5 bilhão de yuans, o dobro do valor do feriado da Festa da Primavera em 2019.
Comentários
Postar um comentário