Pular para o conteúdo principal

XP Investimentos traz os "Últimos acontecimentos: veja o panorama e os impactos da última semana"

Recebi da XP Investimentos o material abaixo, que repercuto na íntegra para que o meu público possa conhecer o trabalho dessa renomada empresa.

"
Últimos acontecimentos: veja o panorama e os impactos da última semana


Luis,

Seguindo nossa intenção de trazer informação e conteúdo, produzimos um breve resumo dos acontecimentos desta semana:


Bolsas


• A tensão política instalada pela saída do ex-ministro Sérgio Moro impingiu hoje uma queda de 5,45% no Ibovespa, que encerra a semana aos 75.330 pontos.

• Esse resultado apaga ganhos conquistados nas últimas 3 semanas e traz um balanço negativo de 4,63% para o índice na semana. No mês, ainda se aufere ganhos de 3,16%.


Noticiário Político-Econômico


• A semana começou com turbulências no cenário internacional, diante de uma derrocada histórica do preço do petróleo, com contratos futuros do tipo WTI próximos ao vencimento atingindo valores nominais negativos pela primeira vez da história. O pano de fundo continua a ser a queda significativa de demanda pela commodity devido à pandemia do COVID-19, que supera em muito os esforços de redução da produção acordados entre OPEP, Rússia, EUA e outros produtores, e esbarra no limite de capacidade de estocagem, especialmente nos EUA.

• Também foi destaque a aprovação de mais um pacote de US$ 484 bilhões em estímulos do governo norte-americano, destinado a pequenas empresas e hospitais. Já na Europa, dados fracos de atividade em março indicam que o impacto na economia real ainda está por vir, enquanto a falta de consenso sobre uma nova injeção de recursos e o impacto em países com posição fiscal fragilizada reforçaram um certo mau humor observado nos mercados ao longo da semana. Finalmente, a informação de que a droga testada pela empresa Gilead falhou em testes também pesou contra o otimismo.

• No cenário doméstico, a semana mais curta não foi barreira para agitações no campo político. Com Bolsonaro no centro dos holofotes, a semana começou com a abertura de inquérito pelo ministro Alexandre de Moraes sobre manifestações pedindo o fechamento do Congresso e do STF (da qual o Presidente participou), passou pelo anúncio do programa econômico Pró-Brasil (cuja falta de detalhes foi alvo de críticas de especialistas), e terminou com a demissão de Sergio Moro como Ministro da Justiça.

• Finalmente, no campo legislativo, destaque para a aprovação no Senado da ampliação do auxílio emergencial de R$600, além do acesso ampliado ao BPC de forma permanente (que deve ser vetada pelo Presidente). Já a PEC do Orçamento de Guerra foi adiada para votação na próxima semana, enquanto a proposta para o estabelecimento de empréstimo compulsório não recebeu aprovação para o pedido de urgência.


Impactos


• No cenário internacional, parece crescer a expectativa de uma recuperação acelerada do mercado norte-americano, impulsionado por seguidos pacotes de estímulo por parte do emissor da moeda global e detentor de aparentemente inquestionável credibilidade fiscal – o FED. Também favorecem o otimismo o protagonismo do setor de tecnologia dos EUA e resultados positivos de empresas, cujas projeções de crescimento indicam que o mundo pós Coronavírus será definitivamente digital.

• Por outro lado, o cenário político cada vez mais complexo no Brasil acende a luz amarela sobre perspectivas positivas quanto à recuperação pós pandemia, hoje ancorados na credibilidade da política monetária, capacidade da equipe técnica do Ministério da Economia, e solidez das contas externas.


Opinião


• Diante da complexidade do cenário político atual, destacamos a importância da análise de especialistas e da cautela na tomada de decisões. Para nos ajudar a entender o cenário político atual, o time da XP política debateu os impactos da saída de Sergio Moro e perspectivas para a conjuntura do país com o professor do Insper, Carlos Melo. Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.

Saiba mais na plataforma: https://conteudos.xpi.com.br/ 
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »