Governo brasileiro anuncia injeção de US$ 29,46 bilhões na economia para enfrentar o coronavírus
Rio de Janeiro, 16 mar (Xinhua) - O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira que empregará 147,3 bilhões de reais (US$ 29,46 bilhões) em medidas emergenciais para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos mais vulneráveis e evitar o aumento do desemprego diante dos impactos causados pela pandemia da COVID-19.
"Estamos adotando um programa de emergência que tem no total quase 150 bilhões de reais de recursos injetados em três meses", declarou o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista coletiva.
Desse valor, 83,4 bilhões de reais serão destinados à população mais vulnerável, enquanto 59,4 bilhões de reais serão para manter empregos. Outros 4,5 bilhões de reais serão empregados no combate ao coronavírus.
Para os idosos, a principal medida anunciada pelo Ministério da Economia é a antecipação das duas parcelas do 13º de aposentados e pensionistas. Além disso, haverá uma redução no limite dos juros dos créditos para esse público aumentando também o prazo para os pagamentos.
Já para a população mais pobre, o governo informou que incluirá mais de 1 milhão de pessoas como beneficiárias do programa de assistência social, Bolsa Família.
Para manter os empregos, Guedes disse que o governo adiará o pagamento de impostos em até três meses, oferecerá uma redução de tributos durante o mesmo prazo e simplificará as exigências para contratar e renegociar créditos.
Outras medidas anunciadas incluem a redução a zero das alíquotas de importação para produtos de uso médico-hospitalar até o fim do ano e a desoneração temporária do imposto para bens importados listados que sejam necessários para enfrentar a epidemia da COVID-19.
Fonte: portuguese.xinhuanet.com/2020-03/17/c_138887136.htm
Comentários
Postar um comentário