Pular para o conteúdo principal

Banco Central reduz taxa SELIC em 0,5 pontos percentuais

BC do Brasil reduz taxa 


Brasília, 18 mar (Xinhua) -- Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros Selic de 4,25 para 3,75% com um corte de 0,5 ponto percentual.
A decisão era uma das mais esperadas nos últimos dias devido aos impactos econômicos da pandemia do coronavírus, às turbulências dos mercados e a desvalorização do real frente ao dólar nas últimas semanas.
Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, a maioria dos agentes econômicos esperava uma redução da taxa de juros básica para 4% e um corte adicional para 3,75% antes do final de 2020, mas a decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos e dos principais bancos centrais do mundo de reduzir tipos de juros nos últimos dias abriu espaço para uma queda maior que a esperada no Brasil.
Nos Estados Unidos, os tipos de juros básicos foram zerados na noite do domingo com a finalidade de baratear o crédito ante a ameaça de uma recessão econômica mundial.
Com a decisão desta quarta-feira, a Selic chegou a seu nível mais baixo desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.
A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4% em 2020; 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Os economistas estimam uma inflação de 3,10% este ano e de 3,65% para 2021.
A Selic, que serve de referência para outras taxas de juros da economia, é a taxa média que se cobra nas negociações com valores emitidos pelo Tesouro Nacional, registrados diariamente no Sistema Especial de Liquidação e Custodia (Selic).
A ata com os argumentos dos integrantes do Copom para chegar a decisão desta quarta-feira será divulgada na próxima semana.
Créditos XINHUA, publicado originalmente em http://portuguese.xinhuanet.com/2020-03/19/c_138894774.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chairman do BTG, André Esteves afirma que a economia brasileira deverá superar expectativas em 2024

Créditos Brasil 247 André Esteves: economia brasileira deverá superar expectativas em 2024 Chairman do BTG elogiou o desempenho econômico do país em diversas áreas Leia mais »

Lula diz que BRICS tem o direito de buscar alternativas ao dólar para comércio internacional

Lula diz que BRICS tem o direito de buscar alternativas ao dólar para comércio internacional   Créditos Xinhua

LFS Economia - Grupo de trabalho com representantes do setor financeiro irá buscar caminhos para reduzir os juros no Brasil - créditos Brasil 247

LFS Economia -  Grupo de trabalho com representantes do setor financeiro irá buscar caminhos para reduzir os juros no Brasil -  Créditos Brasil 247 Receba notícias no nosso grupo LFS Economia no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/ItAvhad5BXZCg3VbD1hDt3   Grupo de trabalho com representantes do setor financeiro irá buscar caminhos para reduzir os juros no Brasil Integrantes da Febraban se reuniram com o presidente Lula e elogiaram os indicadores macroeconômicos Leia mais »