Pular para o conteúdo principal

Brasil e Paraguai assinam acordo de livre comércio para setor de veículos

Brasil e Paraguai assinam acordo de livre comércio para setor de veículos


Rio de Janeiro, 11 fev (Xinhua) -- O Brasil e o Paraguai assinaram nesta terça-feira um acordo para fortalecer o comércio de automóveis e autopeças entre os dois países.
O acordo foi anunciado durante a Cúpula do Mercosul realizada em dezembro de 2019. O Brasil havia assinado pactos semelhantes com a Argentina e o Uruguai antes. Os quatro países são os membros fundadores do Mercosul, ou Mercado Comum do Sul.
Segundo o acordo, o Brasil concederá tratamento de livre comércio imediatamente aos produtos automotivos paraguaios e o Paraguai permitirá que os produtos brasileiros entrem no país com impostos mais baixos, que são de até 2% e diminuirão gradualmente até que as condições de livre comércio sejam atendidas até 2022.
O governo brasileiro revelou que o contrato não tem data de validade e será válido por período indeterminado.
O acordo é considerado um sinal positivo para o setor automotivo brasileiro, que vem sofrendo uma queda nas exportações de veículos, principalmente devido à prolongada crise econômica na Argentina, principal mercado do setor.
No ano passado, as exportações brasileiras de veículos caíram 31,9%, para 428,2 mil unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. 
Créditos XINHUA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »