Brasil e Paraguai assinam acordo de livre comércio para setor de veículos
Rio de Janeiro, 11 fev (Xinhua) -- O Brasil e o Paraguai assinaram nesta terça-feira um acordo para fortalecer o comércio de automóveis e autopeças entre os dois países.
O acordo foi anunciado durante a Cúpula do Mercosul realizada em dezembro de 2019. O Brasil havia assinado pactos semelhantes com a Argentina e o Uruguai antes. Os quatro países são os membros fundadores do Mercosul, ou Mercado Comum do Sul.
Segundo o acordo, o Brasil concederá tratamento de livre comércio imediatamente aos produtos automotivos paraguaios e o Paraguai permitirá que os produtos brasileiros entrem no país com impostos mais baixos, que são de até 2% e diminuirão gradualmente até que as condições de livre comércio sejam atendidas até 2022.
O governo brasileiro revelou que o contrato não tem data de validade e será válido por período indeterminado.
O acordo é considerado um sinal positivo para o setor automotivo brasileiro, que vem sofrendo uma queda nas exportações de veículos, principalmente devido à prolongada crise econômica na Argentina, principal mercado do setor.
No ano passado, as exportações brasileiras de veículos caíram 31,9%, para 428,2 mil unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Créditos XINHUA
Comentários
Postar um comentário