Pular para o conteúdo principal

Motivo do preço da carne estar alto - Opinião de Elias Jabbour - professor de Economia da UFRJ

Motivo do preço da carne estar alto - Opinião de Elias Jabbour - professor de Economia da UFRJ.

"
CARNE CARA (E A INDIGÊNCIA INTELECTUAL DE MUITOS)
A carne não está cara porque a produção suína caiu na China. A carne está cara pelo motivo de sempre: os oligopsônios/monopsônios querem mais. Querem tudo!
Muito se fala e pouco se realmente sabe sobre o sistema de formação de preços no Brasil. Vejo pouca atenção a isso, inclusive pela heterodoxia. O fetiche pela macroeconomia não permite ir na minúcia do sistema.
Uma das raízes de nossa gritante desigualdade social é a ação daqueles que manipulam a oferta de bens alimentícios, gerando distorções horrorosas sobre nosso sistema de preços. Como a esquerda não pensa estrategicamente acaba comprando a ideia de que o problema é produção voltada à exportação e não ao mercado interno. Uma indigência intelectual terrível.
O problema é que o povo não tem dinheiro para comprar comida, não é a produtividade. Os dados comprovam que o Brasil produz carne suficiente para alimentar a si mesmo e o mundo.
Os oligopsônios/monopsônios apenas estão se aproveitando de um governo que é dele. Ainda sobre a indigência intelectual da esquerda, bom lembrar: o inimigo principal não é o agronegócio e sim o elemento que monopoliza a oferta. Este precisa ser combatido e morto.
"
Texto retirado de uma rede social, créditos Elias Jabour.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação

CUT e Contraf oferecem curso sobre a economia para a transformação A Confederação Nacional Para os Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está com vagas abertas para o curso “Economia para Transformação Social”. Leia mais

LFS Economia - Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus - créditos CNN

LFS Economia -  Mercado volta a elevar previsão de crescimento da economia em 2024, aponta Boletim Focus.  PIB tende a crescer; Inflação tende a baixar; Dólar tende a se manter baixo. Créditos CNN. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/02/lfs-economia-mercado-volta-elevar.html   - - - - - - - - - - - - - Participe do Grupo Whatsapp - LFS Economia:  https://lnkd.in/ds7t8ryp - - - - - - - - - - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao ---  https://lnkd.in/ejTVrVYk      - - - - - - - - - - - -

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula

Créditos Brasil 247. Projeções de crescimento da economia brasileira até 2026 sobem 2,7 pontos desde a posse de Lula "É mais do que simples números – é a promessa de um futuro mais próspero que estamos construindo juntos", celebrou o vice-presidente, Geraldo Alckmin Leia mais »