Rio de Janeiro, 26 abr (Xinhua) -- A empresa petroleira estatal brasileira, Petrobras, anunciou nesta sexta-feira que venderá oito refinarias no Brasil, uma rede de postos de combustível no Uruguai e parte de sua participação na filial Petrobras Distribuidora (BR). As vendas fazem parte do plano de desinvestimentos da empresa.
Em um comunicado, a maior empresa brasileira assegurou que o Conselho de Administração aprovou as operações que fazem parte do Plano de Negócios 2020-2024 da companhia.
"As novas diretrizes consideram a venda de ativos com destaque para o segmento de refino e distribuição, incluindo a venda integral da PUDS, rede de postos de gasolina no Uruguai, oito refinarias que totalizam uma capacidade de refino de 1,1 milhão de barris diários e a venda adicional de participação na Petrobras Distribuidora (BR), permanecendo a Petrobras como acionista relevante", assegurou a empresa no comunicado.
As oito refinarias que a Petrobras pôs a venda são as de Abreu e Lima (RNEST), Landulpho Alves (RLAM), Gabriel Passos (REGAP), Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Alberto Pasqualini (REFAP), Isaac Sabbá (REMAN), a Unidadr de Industrialização do Pizarra (SIX) e a de Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).
Com a venda de oito de suas 13 refinarias no Brasil, a Petrobras espera concentrar-se em ativos de maior rentabilidade e dar mais competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil.
A Petrobras não especificou a venda de sua participação na BR, que atualmente é de 71%, embora tenha dito que pretende realizar uma oferta pública secundária de ações (follow-on).
A estatal brasileira tem quase 100% da capacidade de refino no país, embora a nova diretoria defenda aumentar a concorrência no setor e vender parte de seus ativos.
As vendas anunciadas nesta sexta-feira fazem parte do plano de desinvestimentos lançado pela Petrobras, uma das petroleiras mais endividadas do mundo, para fazer caixa e reduzir sua dívida milionária, fruto da queda dos preços do petróleo no mercado internacional e a descoberta de uma grande rede de corrupção em seu interior, que desviou bilhões de dólares.
Créditos XINHUA. Publicado originalmente em: http://portuguese.xinhuanet.com/2019-04/27/c_138015674.htm
Comentários
Postar um comentário