Prezados, já está on line o primeiro boletim de conjuntura do Laboratório de Estudos sobre hegemonia e contra-hegemonia, da UFRJ.
Esse boletim abre uma série quadrimestral de estudos sobre a conjuntura mundial que será publicada regularmente. Saiba mais
Os artigos deste primeiro número nos permitem vislumbrar as conexões existentes entre a crise global, que alcançou mais recentemente a América Latina, mas que já se arrasta nos países centrais desde 2008, e os processos políticos nacionais. Os impactos sobre a revolução venezuelana, as ações do imperialismo no Paraguai e a geopolítica do lítio na América do Sul, os limites impostos pela ortodoxia à política econômica brasileira e as possibilidades e riscos do novo governo português do Partido Socialista são casos particulares de tendências globais. Por isso, por serem reflexos universais no particular também permitem que se tirem lições do particular para o universal. Como se poderá ver, as ações do imperialismo – estadunidense nas Américas e europeu no caso português – se chocam com as necessidades de desenvolvimento e dos povos, ao mesmo tempo que as esquerdas têm sido incapazes de oferecer alternativas duradouras aos modelos hegemônicos e ortodoxos. Os artigos são: As esquerdas e a derrota na Venezuela: decifra-me ou te devoro – Carlos Eduardo Martins Paraguay: la geopolítica del caos controlado – Gervasio Apipé Geopolítica dos recursos naturais sul-americanas: estudo de caso do lítio – Bernardo Salgado Rodrigues Neoliberalismo, ortodoxia e ajuste econômico: crítica da economia política brasileira – Marcelo Dias Carcanholo Um novo tempo em Portugal? – Carlos Serrano Ferreira Para baixar clique aqui: Boletim de Conjuntura Número 1.
Comentários
Postar um comentário